Prefácio

Nasce um novo escritor nas Gerais. De origem campesina, onde todo o seu grande núcleo familiar vivia do plantio de variegadas culturas, Márcio de Oliveira Naves aprendeu as primeiras letras numa pequena escola rural, instalada em porões, paióis e outros locais improvisados, conduzida, em sua época, altruisticamente, por suas abnegadas professoras, Maria de Lourdes Teixeira Naves, Giselda Teixeira Naves e sua irmã, Áurea.

Ao se ver envolvido em marcantes experiências de vida, quando seus pais se transferiram para a Cidade de Três Corações, no sul de Minas Gerais, Márcio muito trabalhou, em diversos ofícios, e continuou seus estudos, a duras penas, mas com o olhar no futuro, ensejando dias melhores e acreditando que os ensinamentos angariados lhe trariam justas benesses. Não estava enganado!

Com discorrer leve, ameno, conciso, Márcio traz a lume este romance autobiográfico, CAVUCANDO O PASSADO, para que nós, leitores, parentes e amigos, tomemos conhecimento da sua primeira vida, da dura lida, da constante luta pela sobrevivência, da sua força interior, da experiência adquirida e das suas emoções. Cada passagem muito nos toca, tanto por sentir como foram rudes os percalços enfrentados, quanto por constatar que ele superou toda e qualquer adversidade, e, hoje, ao publicar este livro, nos dá conta de que é um vitorioso.

José Keitel Ribeiro